Sabores e saberes são rimas preciosas, mas não são realidades que sobrevivem à superfície.


Tecnico em Serviços de Bares e Restaurante

  

O CURSO TÉCNICO DE BARES E RESTAURANTES

 

O CURSO TÉCNICO DE SERVIÇOS DE BARES E RESTAURANTES, PERTENCE AO EIXO TECNOLÓGICO HOSPITALIDADE E LAZER, E TEM COMO OBJETIVO FORMAR O CIDADÃO PROFISSIONAL  APTO A ATUAR COM RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO COORDENADOR E OPERADOR DE SERVIÇOS NO SETOR DE RESTAURANTES, BARES E SIMILARES.


CAPACITAÇÃO

 

O PROFISSIONAL FORMADO NO CURSO ESTÁ CAPACITADO PARA :

-PLANEJAR, ORGANIZAR E COORDENAR OS ESPAÇOS E A EQUIPE DE ATENDIMENTO;
-OPERACIONALIZAR O SERVIÇO DE ATENDIMENTO E BEBIDAS;
-PARTICIPAR NO PREPARO DE CARDÁPIOS PARA RESTAURANTES E SIMILARES;
-COMERCIALIZAR ALIMENTOS E BEBIDAS;
-SUPERVISIONAR OS CONTROLES DE ESTOQUES DIÁRIOS E PERIÓDICOS DE BEBIDAS E MATERIAIS DO SETOR.

PARTE DOS TRABALHADORES QUE INTEGRAM AS ESTATÍSTICAS DE DESEMPREGO TEM DIFICULDADE DE CONSEGUIR UMA VAGA DEVIDO À FALTA DE CAPACITAÇÃO FORMAL. “EMPREGO TEM, MAS FALTA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”, OBSERVA A CHEFE DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO (NRE) DE LONDRINA, MÁRCIA LOPES DE SOUZA. É POR ISSO QUE, SEGUNDO ELA, A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS TEM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A FORMAÇÃO E INCLUIR OS ALUNOS NO MERCADO DE TRABALHO. OS CURSOS ATENDEM A UMA NECESSIDADE ATUAL DO SISTEMA PRODUTIVO. “O ALUNO SAI COM FORMAÇÃO AMPLA, VISÃO DE MUNDO, PREPARADO PARA O MERCADO DE TRABALHO E COM A POSSIBILIDADE DE CONTINUAR A FORMAÇÃO NUMA UNIVERSIDADE”, O CURSO TÉCNICO POSSIBILITA UMA NOÇÃO CLARA DA REALIDADE E DA PRÁTICA, E É VANTAJOSO PARA O EMPREGADOR, POIS QUEM FAZ ALGUM CURSO TÉCNICO JÁ SAI PREPARADO.

O ANALISTA DE RELACIONAMENTO DE MERCADO DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) DE LONDRINA, MARCELO ANTONIO STRIK, CONSIDERA O CURSO TÉCNICO MAIS PRÁTICO QUE UM CURSO DE GRADUAÇÃO. “NÃO TEM MUITA TEORIA. O ALUNO SAI COM A PRÁTICA. ESSA É A VANTAGEM”, DIZ. ELE OBSERVA QUE, MESMO COM A OFERTA DOS CURSOS TÉCNICOS, A DEMANDA NÃO É PREENCHIDA. 

DENTRE AS DISCIPLINAS NO CRONOGRAMA DO CURSO TECNICO TEMOS A MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS OU SEJA, HIGIENE ALIMENTAR. A HIGIENE É FUNDAMENTAL, PARA PREVENIR A GRANDE QUANTIDADE DE DOENÇAS QUE POSSAM SER TRANSMITIDAS ATRAVÉS DOS ALIMENTOS E QUE CONSTITUI UM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA NA MAIORIA DOS PAÍSES. TODOS, COM EXCEÇÃO DO SAL E DA ÁGUA, OS ALIMENTOS SÃO PERECÍVEIS, OU SEJA, SÃO SUSCETÍVEIS A ALTERAÇÃO E DETERIORAÇÃO COM MAIOR OU MENOR RAPIDEZ E O QUE PODE CAUSAR ALGUMA DOENÇA. SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, A HIGIENE DOS ALIMENTOS COMPREENDE "TODAS AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA GARANTIR A INOCUIDADE SANITÁRIA DOS ALIMENTOS, MANTENDO AS QUALIDADES QUE LHES SÃO PRÓPRIAS E COM ESPECIAL ATENÇÃO PARA O CONTEÚDO NUTRICIONAL".

CONTUDO, OS ALIMENTOS VENDIDOS NA RUA E A HIGIENE ALIMENTAR, GERALMENTE NÃO ANDAM JUNTAS. OS ALIMENTOS VENDIDOS NA RUA TÊM MAIOR POSSIBILIDADE SOFREREM ALTERAÇÕES BIOLÓGICAS, OU SEJA, QUANDO DIFERENTES ORGANISMOS ATUAM SOBRE ELES. ISTO SE DEVE AO FATO DE RECEBER POUCO CONTROLE BROMATOLÓGICO OU DE AGENTES DE CONTROLE POR PARTE DAS AUTORIDADES SANITÁRIAS. OS VENDEDORES GERALMENTE NÃO REALIZAM PRÁTICAS DE HIGIENE COMUNS COMO LAVAR AS MÃOS OU NÃO DEIXAR O FREEZER LIGADO. ALÉM DE ESTAREM EM CONTATO COM A POLUIÇÃO URBANA, LONGE DA PROTEÇÃO DE UM ESTABELECIMENTO COBERTO, COSTUMAM ESTAR MAIS EXPOSTOS À CONTAMINAÇÃO POR MICROORGANISMO, ROEDORES E INSETOS.

AS INFECÇÕES ALIMENTARES SÃO PRODUZIDAS POR VÁRIAS CLASSES DE MICROORGANISMOS, ONDE AS MAIS COMUNS SÃO AS BACTÉRIAS. GERALMENTE SÃO CHAMADAS DE "INFECÇÕES TÓXICAS" JÁ NÃO SÓ AS BACTÉRIAS PODEM PRODUZI-LAS, ASSIM COM AS TOXINAS QUE ELAS LIBERAM OU UMA COMBINAÇÃO DE AMBAS. OS VÁRIOS TIPOS DE MICROORGANISMOS QUE PODEM PRODUZIR INFECÇÕES ALIMENTARES SÃO: FUNGOS, VÍRUS, PARASITAS, BACTÉRIAS E OUTRAS.